INCOBRA - Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union

Helpdesk Newsletter

Follow us:

Programa que oferece bolsas de pesquisa na Europa está com chamada aberta

O Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) – programa promovido pela Comissão Europeia com o objetivo de financiar pesquisadores promissores

News

  • Posted on: May 03, 2018
  • Brazil

Website: Link

Sorry, this article is not available in your selected language.

O Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) – programa promovido pela Comissão Europeia com o objetivo de financiar pesquisadores promissores de qualquer lugar do mundo em diversas áreas de estudo – está com chamada aberta para suas Individual Fellowships (IF), bolsas de pesquisa e pós-doutorado em instituições ou organizações da União Europeia.

A iniciativa é direcionada para pesquisadores promissores e experientes que já tenham doutorado ou pelo menos quatro anos de experiência em tempo integral de pesquisa. A ideia é que eles realizem seu próprio projeto de investigação em uma organização anfitriã em outro país, obtendo novas habilidades por meio de treinamento avançado e, possivelmente, mobilidade intersetorial.

Pesquisadores sediados no Brasil ou em qualquer país da América Latina e Caribe podem se candidatar, optando por uma das modalidades de apoio: reintegração, subsídio científico ou bolsa da sociedade e empresa no setor não acadêmico.

As bolsas têm duração de um a dois anos e podem incluir um subsídio de mobilidade – de três ou seis meses – para outra instituição europeia, além de cobrir custos de pesquisa e despesas gerais da instituição de acolhimento, que pode ser uma universidade, um centro de pesquisa ou uma empresa na Europa.

Para concorrer a uma das bolsas individuais, os interessados devem submeter propostas de financiamento em conexão com a organização de acolhimento prevista na Europa. As propostas serão julgadas por sua qualidade de pesquisa, pelas perspectivas futuras de carreira do pesquisador e pelo apoio oferecido pela organização anfitriã. As submissões podem ser realizadas até o dia 12 de setembro deste ano. Confira o guia para candidatos e saiba mais sobre a chamada.

Treinamento para candidatura

A “Rede Europeia de Centros e Polos de Pesquisa e Inovação” (ENRICH) no Brasil está oferecendo treinamentos gratuitos em redação de propostas para o programa Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA). O primeiro deles acontece hoje, 3 de maio, em Campinas (SP), e o segundo, no dia 8 de maio, em Porto Alegre (RS).

O Treinamento dará aos participantes uma visão geral do Programa Horizon 2020, da União Europeia, irá apoiá-los na pesquisa de parceiros e projetos e capacitá-los a escrever com sucesso uma proposta com foco nas Ações do MSC. Saiba mais sobre o treinamento e se inscreva.

Scientific field: Other