INCOBRA - Increasing International Science, Technology and Innovation Cooperation between Brazil and the European Union

Helpdesk Newsletter

Follow us:

UE assina acordo com Brasil para desenvolver Internet das Coisas e 5G

Dois memorandos de entendimento foram firmados para troca de dados e experiências nos dois setores

News

  • Posted on: Mar 02, 2017
  • Brazil

Website: Link

Sorry, this article is not available in your selected language.

A colaboração conjunta no desenvolvimento da tecnologia 5G e da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) é o principal objetivo da parceria firmada nesta terça-feira (28) entre o Brasil e a União Europeia (UE). O Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações e Comunicações (MCTIC) assinou dois memorandos de entendimento com a Europa para o intercâmbio de informações e experiências nos dois setores.

O primeiro, referente à tecnologia 5G, foi firmado entre o MCTIC, a Telebras e a 5G Infrastructure Association (5GIA), uma organização que reúne empresas e desenvolvedores da tecnologia na União Europeia. De acordo com a entidade, o Brasil é um dos quatro países estratégicos para a colaboração conjunta no desenvolvimento da tecnologia, ao lado da China, Japão e Coreia do Sul.

O segundo acordo foi firmado entre o MCTIC, a Associação Brasileira de Internet das Coisas e a European Alliance for Internet of Things (Aioti).

Para o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, que assinou os documentos durante o Mobile World Congress, realizado em Barcelona, na Espanha, a ideia é trabalhar em projetos reais e alcançar progressos concretos. “Os problemas e soluções brasileiros às vezes não são os mesmos dos europeus e podem ser discutidos e utilizados pela outra parte. É uma situação ganha-ganha", afirmou.

De acordo com ele, Brasil e UE compartilham a visão de que é necessário buscar padrões globais e aspectos de harmonização, promover a IoT e desenvolver o setor privado. O acordo também auxiliará a construção do Plano Nacional de IoT, que entrou na fase de consulta pública internacional.

(Agência ABIPTI, com informações do MCTIC)

Scientific field: Other